quinta-feira, 14 de abril de 2011

Imunidade Adquirida

A imunidade adquirida refere-se à proteção que um organismo desenvolve contra certos tipos de micróbios ou substâncias estranhas. A imunidade adquirida é desenvolvida durante toda a vida de um indivíduo, podendo esta imunidade ser ativa ou passiva. Ambas podem ser adquiridas de forma natural ou artificial.
A imunidade adquirida ativa ocorre quando a pessoa é exposta a microorganismos ou substâncias estranhas e o sistema imunológico responde.É mediada por linfócitos B e T e seus produtos (anticorpos e citocinas). Estas células, ao entrarem em contato com um dado antígeno, produzem uma resposta específica (direcionada ao agente indutor).

Imunidade Inata

Linfócitos T ou Células T

O linfócito T auxiliar tem a função de coordenar a função de defesa imunológica contra vírus,bactérias e fungos, principalmente através da produção e liberação de substâncias chamadas citocinas.Na síndrome de imunodeficiencia adquirida, sua destruição pelo vírus HIV dá início à deficiência imunológica.
O linfócito T citotóxico é um importante leucócito que ataca células que se tornam anormais,geralmente tumorais ou infectadas por vírus.

Imunidade inata

O sistema imune inato ou sistema imunitário inato é o nome dado ao conjunto de formas de imunidade que nasce com o indivíduo, sem necessidade de introdução de substâncias ou estruturas exteriores ao organismo.
É a imunidade fornecida pelos macrófagos (células fagocitárias); pela pele, que é uma barreira de proteção contra microorganismos invasores; por substâncias químicas presentes no corpo (na pele principalmente); pelo sistema complemento (um complexo de proteínas que atuam na imunidade).
Via de entrada de patógenos
  • Vias aéreas (gotíclas inaladas;)
  • Trato gastro intestinal (água ou alimentos contaminados);
  • Trato reprodutivo (contato físico);
  • Epitélio externo (contato físico, ferimentos ou arronhões, picadas de insetos).
Quado os patógenos pentram pela pela, a imunidade inata entra em ação através de células fagocíticas. Se não for suficiente para eliminar o fagócito, entra em ação a imunidade adquirida.

Células T